SARA MATA
Violino
Sara Margarida dos Santos Mata, nascida a 17 de setembro de 1997 na cidade da Guarda e residente da cidade de Pinhel, iniciou os seus estudos musicais em clarinete aos 8 anos de idade na Banda Filarmónica, e, um ano mais tarde, em violino na Academia de Música da sua cidade natal.
Em 2007, com 9 anos de idade, ingressa na classe de violino da professora Susana Araújo na Academia de Música de Pinhel. Nos três anos seguintes estuda também com os professores Miguel Araújo, Patrícia Carvalho e Olena Sokolovska. Ainda na Academia de Música de Pinhel, participa no projeto "Zeethoven", onde trabalha com o maestro Luis Cipriano durante aproximadamente 4 anos.
Em 2011, foi admitida na Escola Profissional de Música da Beira Interior (EPABI), na classe do professor João Mendes. Em Novembro desse mesmo ano ingressa no “Coro Misto da Beira Interior”, dirigido pelo maestro Luis Cipriano, onde permanece até 2015.
No ano letivo 2013/2014 participa no concurso interno da Escola Profissional de Música da Beira Interior, na categoria Cordas, no nível B, onde obtém a Menção Honrosa. Nesse mesmo ano foi ainda admitida na orquestra APROARTE, onde permaneceu até 2017. Grava a banda sonora da curta-metragem Holy Popcorn, de Ramón De Los Santos, com a Orquestra Sinfónica da EPABI e participa na SIM - Semaine internationale de Musique, no Luxemburgo. Participa também no Festival de Música da Beira Interior (Scutvias) durante quatro anos consecutivos. Ainda em 2013/2014, termina o Curso Básico de Instrumento (equivalente ao 9ºano / V grau), na classe de violino do professor João Mendes.
Durantes os anos letivos 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015 desempenha o papel de chefe de naipe dos 2º violinos nas orquestras de cordas e sinfónica da EPABI, bem como nos estágios de orquestras de cordas e sinfónica em que participou nesses mesmos anos, na mesma instituição.
No ano letivo 2016/2017 desempenha o papel de concertino nas orquestras de cordas e sinfónica da EPABI e termina o Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas (equivalente ao 12º ano / VIII grau), na classe de violino do professor João Mendes, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior. Recebe uma distinção de aproveitamento por parte da Câmara Municipal da Covilhã.