top of page
UMdicas_NG_TomadaICLH2019 (99).jpg

SARA MATA

Violino

Sara Margarida dos Santos Mata, nascida a 17 de setembro de 1997 na cidade da Guarda e residente da cidade de Pinhel, iniciou os seus estudos musicais em clarinete aos 8 anos de idade na Banda Filarmónica, e, um ano mais tarde, em violino na Academia de Música da sua cidade natal.


Em 2007, com 9 anos de idade, ingressa na classe de violino da professora Susana Araújo na Academia de Música de Pinhel. Nos três anos seguintes estuda também com os professores Miguel Araújo, Patrícia Carvalho e Olena Sokolovska. Ainda na Academia de Música de Pinhel, participa no projeto "Zeethoven", onde trabalha com o maestro Luis Cipriano durante aproximadamente 4 anos.


Em 2011, foi admitida na Escola Profissional de Música da Beira Interior (EPABI), na classe do professor João Mendes. Em Novembro desse mesmo ano ingressa no “Coro Misto da Beira Interior”, dirigido pelo maestro Luis Cipriano, onde permanece até 2015.


No ano letivo 2013/2014 participa no concurso interno da Escola Profissional de Música da Beira Interior, na categoria Cordas, no nível B, onde obtém a Menção Honrosa. Nesse mesmo ano foi ainda admitida na orquestra APROARTE, onde permaneceu até 2017. Grava a banda sonora da curta-metragem Holy Popcorn, de Ramón De Los Santos, com a Orquestra Sinfónica da EPABI e participa na SIM - Semaine internationale de Musique, no Luxemburgo. Participa também no Festival de Música da Beira Interior (Scutvias) durante quatro anos consecutivos. Ainda em 2013/2014, termina o Curso Básico de Instrumento (equivalente ao 9ºano / V grau), na classe de violino do professor João Mendes.


Durantes os anos letivos 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015 desempenha o papel de chefe de naipe dos 2º violinos nas orquestras de cordas e sinfónica da EPABI, bem como nos estágios de orquestras de cordas e sinfónica em que participou nesses mesmos anos, na mesma instituição.


No ano letivo 2016/2017 desempenha o papel de concertino nas orquestras de cordas e sinfónica da EPABI e termina o Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas (equivalente ao 12º ano / VIII grau), na classe de violino do professor João Mendes, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior. Recebe uma distinção de aproveitamento por parte da Câmara Municipal da Covilhã.

Sara Mata: TeamMember

Até ao momento já participou em masterclasses e aulas abertas com os professores Ana Isabel Matias, Anton Martynov, Antonio D’Andrea, António Martelo, Arik Braude, Bin Chao, João Mendes, Kerstin Hoelen, Koosje Van Haeringen, Lorenzo Colitto, Luis Cunha, Marta Eufrázio, Matteo Valerio, Orazio Vicari, Radu Ungureanu, Sergey Arutyunyan, Theodora Garaets e Wibert Aerts.


Frequentou masterclasses de música de câmara organizados pela “Jeunes Virtuoses of New York” onde trabalhou com professores como Arik Braude, Benjamin Braude e Sophie Arbuckle.


Trabalhou em orquestra sinfónica e em orquestra de cordas com os maestros António Saiote, Artur Pinho Maria, Bruno Cândido, Carlos Salazar, Cristiano Silva, Dinis Sousa, Ernest Schell, Felix Schauren, Filipe Cunha, Francesco Belli, Francesco Maria Silvagni, Frank Zielhorst, Gustavo Delgado, Hans Casteleyn, Jan Wierzba, Jean-Sébastien Béreau, José Eduardo Gomes, José María Moreno, Luis Cipriano, Maximino Zumalave, Pedro Almeida, Pedro Neves, Peter Askim, Roberto Rega, Rogério Peixinho, Stefano Mastrangelo e Vitor Matos.

Estreou obras de Duarte P. Dinis silva, Giuliano D’Agostini, Jacques Derégnaucourt, João Pedro Delgado, Luis Cipriano, Riccardo Riccardi e de Romain
Corbisier.


Acompanhou solistas como Adolfo Gutiérrez, Ana Calheiros, Ana Lucas, André Santos, Angel Pazos, Ângela Alves, Antonio Di Cristofano, António Pereira, Blanca Budiño, Bruno Silva, Catarina Martins, Cátia Domingos, Elena Manrique, Francisco Luis Vieira, Francisco Reis, Inés Issel Burzynska, Jaime Maceira Naya, Joana Dias, João Mendes, João Pedro Delgado, Margarita Guerra, Marina Pacheco, Nuno Jesus, Orlando Martins, Patrícia Quinta, Paula Dória, Pedro Meireles, Pedro Teixeira, Pedro Telles, Ricardo Santos, Samuel Duque, Sumin Hwang, Tatiana Leonor, Teo Gheorghiu, Tiago Leal e Yang Chang.


Frequentou um curso para professores de cordas denominado por “Introduction to the Suzuki Method for String Teachers”, que teve como coordenador científico-pedagógico o professor Johannes Lievaart.

Teve a oportunidade de frequentar aulas de luthieria com os luthies e professores Massimo De Bonfils e Mauro Fabretti, e de direção com os maestros Artur Pinho Maria e Pedro Neves.


Apresentou-se em concertos com a “Orquestra Académica da Universidade do Minho”, “Orquestra Barroca Feminina”, “Orquestra Filarmónica de Braga”, “Orquestra Ópera no Património”, “Orquestra Profissional da Universidade do Minho”, “Orquestra Sinfónica da Beira Interior”, “Orquestra Sinfónica de Thomar”, “Orquestra Sinfónica 25 anos EPABI” e também em quarteto e quinteto de cordas.


Em 2019, fez parte de vários projetos, nos quais desempenhou o papel de concertino: Orquestra sinfónica, sob a direção de Pedro Afonso, e Cupio Orchestra, sob a direção de Tiago Brás.  Ainda em 2019, participou num estudo intitulado de “A Padronização Gestual dos Golpes de Arco para o Ensino do violino”, orientado pela Ana Catarina Lopes Pinto.


Em 2018 e 2019, fez parte de um projeto coral - "Vozes de Braga" -  sob a direção de António Novais.

Estuda no “Conservatorio di musica di Santa Cecilia” – Roma, no âmbito do projeto ERASMUS+, onde teve o prazer de fazer parte da classe do professor Orazio Vicari.


Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 fez numa digressão à China com a Orquestra Filarmónica de Braga.


Em setembro de 2019, torna-se professora de violino na academia Art'é Vida, em Barcelos, onde forma a sua primeira classe enquanto professora.


Atualmente faz parte, como músico residente, das seguintes orquestras: Orquestra Filarmónica de Braga e orquestra do Movimento Musical Cooperativo, CRL.


Estuda na Universidade do Minho e encontra-se a tirar a licenciatura em performance na Universidade do Minho – Braga, onde fez parte da classe do professor Pedro Oliveira, Eliot Lawson e Ilya Grubert. Atualmente encontra-se a terminar o 3ºano de licenciatura na classe dos professores Miguel Simões e Ilya Grubert na mesma instituição.

Sara Mata: TeamMember

Contactos | Redes Sociais

Sara Mata: Texto
bottom of page