RITA MIRAGAIA
Guitarra Clássica
Rita Miragaia (Guarda, 1998) iniciou os seus estudos em guitarra clássica aos sete anos, no Conservatório de Música de São José da Guarda, com o professor Hugo Simões, tendo aí concluído, no ano lectivo 2015/2016, o Curso de Ensino Artístico Especializado de Música, sob a orientação do professor Edgar Petejo.
Atualmente, encontra-se a terminar a licenciatura em guitarra clássica no Conservatório Superior de Música de Vigo sob orientação dos professores Antonio Rocha e Margarita Escarpa. No ano letivo de 2020/2021, irá estudar no Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, Alemanha, na classe do professor Johannes Monno, ao abrigo do programa Erasmus +.
Em 2019, participou na primeira edição de “Jovens Músicos Arte no Tempo”, estreando, juntamente com a guitarrista Matilde Freiria, em Aveiro (Reencontros de Música Contemporânea), Vigo e Londres, obras para duo de guitarra de António Chagas Rosa e Pedro Berardinelli, bem como uma peça para guitarra solo e electrónica de Rita Torres. Fez parte de outros grupos de música de câmara, destacando-se um trio de guitarra, flauta e violino, dois duos de guitarra e violino e um duo de guitarra e flauta.
Integrou a Orquestra de Guitarras do Conservatório de Música de São José da Guarda e a orquestra de guitarra “Guitarrafonia”, dirigida pelo maestro Rogério Peixinho, atuando em distintos palcos nacionais e internacionais, destacando-se as apresentações no CCB e Casino Estoril, em Lisboa, auditório de Sernancelhe (transmitido pela Antena 2), festival “Serralves” no Porto, auditório Hospedaria Fonseca de Salamanca em Espanha e festival “Allegromosso” em Itália.