Foto.jpeg

RAFAEL ABREU

Guitarra | Formação Musical | Direção

Rafael Abreu, natural da cidade de Coimbra, com apenas dois anos de idade, mudou de residência para o concelho de Seia. Com isto, iniciou os seus estudos musicais, aos seis anos, no Conservatório de Música de Seia, estudando guitarra clássica, com o Professor João Moita. Frequentou o Conservatório até ao quinto grau, participando, durante este período, em diversos cursos de guitarra, sendo estes orientados pelos Professores João Moita e David Amaral.

No decorrer destes anos, foram vários os seus passos pelo mundo das Bandas Filarmónicas, como saxofonista. Colaborou com diversas instituições, destacando, assim, o VI Estágio de Banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” (ministrado pelos Maestros Yibin Seow e Pedro Ferreira) e o II Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão da Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.

Mais tarde, ingressou no ensino profissional, no curso cordas e teclas, da Escola Profissional da Serra da Estrela, onde estudou guitarra clássica, com o Professor Manuel Cravo. Nesta mesma fase, participou em cursos de guitarra orientados pelos Professores João Moita, David Amaral e Manuel Cravo.

Foi finalista no Concurso “Talento Art.M” e realizou, também, masterclasses com os Professores Augusto Pacheco, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rufino, tendo contacto, também, com o Professor Miguel Carvalhinho.

Em 2016, ingressou a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde concluiu a Licenciatura em Música – Variante de Formação Musical. Aqui, o seu interesse pela área da direção ficou mais afincado, tendo efetuado aulas de direção com os Professores Gonçalo Lourenço, Hélder Abreu, Bruno Cândido, Hernho Park e Jan Cober.

Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Profissionalmente, é Professor de Guitarra, na Escola de Música da Casa do Povo de São Joaninho e Academia Artes do Espetáculo da Orquestra Ligeira de Gouveia, Professor de Música (AEC’s) na Associação Reencontro e Maestro da Filarmónica
Gratidão Riotortense.

Rafael Abreu: TeamMember