top of page
Mariana Rodrigues.jpg

MARIANA RODRIGUES

Musicologia

Mariana Rodrigues nasce na cidade da Guarda, no ano 2000.

Aos 10 anos de idade ingressa no Conservatório de Música de S. José da Guarda, em violoncelo, onde permanece até concluir o 8º grau no Ensino Articulado de Música, estudando com Adriana Estrela, Raquel Andrade e Rogério Peixinho.

Durante este período pertence a diversos ensembles, entre os quais “Quarteto de Cordas” do mesmo Conservatório – participando, com este, nos “Dias da Música” em Belém, em 2015 –, ao ensemble “ViolinArt”, “Camerata”, sob a orientação da Professora Olena Sokolovska.

Participa em diversas edições dos “Estágio de Orquestra de Cordas"; Estágio de Orquestra Sinfónica"; da Escola Profissional de Artes da Covilhã com Maestros como Gustavo Delgado, José Eduardo Gomes e Jan Wierzba. Integra também as edições VII a XII do Festival de Música da Beira Interior, e diversas outras orquestras.

Com intenções de explorar melhor as diversas técnicas interpretativas violoncelísticas, frequenta Workshops, Masterclasses e Cursos de Música (IX e X do CAIC), de violoncelistas como Miguel Rocha, Carlos Leal Cardin, Grace Lane e Filipe Quaresma.

Seguindo o seu interesse musicológico, ingressa em 2018 na Licenciatura em Ciências Musicais, da Universidade Nova de Lisboa, que atualmente ainda frequenta.

Neste âmbito realiza diversos trabalhos de investigação, entre os quais, e relembrando as suas raízes, “A Música na Sé Catedral da Guarda”. Atualmente, medra também outros focos musicológicos, nomeadamente em estudos sobre questões de género – sobre o qual apresentou a comunicação “Perspetivas sobre a discriminação de género em discotecas portuguesas”, no II Simpósio [Virtual] NEGEM – ou conta ainda com a participação em projetos como Intimate Bridges - no qual integra o Advisory Board.

É cofundadora da plataforma OpusPausa.

Mariana Rodrigues: TeamMember
bottom of page