MARIANA REBELO
Violino
Mariana Rebelo iniciou os seus estudos musicais em violino, em 2006, no Conservatório de Música de S. José da Guarda, integrando a classe de Violino da professora Elisabete Leal. Em 2008, continuou os seus estudos sob a orientação da professora Olena Sokolovska até 2016.
Ao longo do seu percurso musical, participou em diversas Masterclasses com Roberto Valdés (2011,2012,2013) e com Augusto Trindade (2013), participou no VII Festival de Música da Beira Interior organizado pela SCUTVIAS (2012 ,2014); integrou o Violin'Art Ensemble entre 2012 e 2015, atuando na cidade da Guarda e em Salamanca.
Participou no VI Prémio Nacional Elisa De Sousa Pedroso em 2014, no Conservatório de Música de Vila Real; foi membro do Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de S. José da Guarda entre 2014 e 2016; participou na 1ª , 2ª e 3ª Academia Júnior de Música Barroca, que se realizou na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE), em 2015,2016 e 2017; participou no Festival Dias da Música em Belém, no Centro Cultural de Belém, em concertos relacionados com o evento Projetar o futuro com Arte (abril 2015) como membro do quarteto de cordas do Conservatório de Música de S. José da Guarda, sob orientação da Professora Olena Sokolovska; participou, ainda, no 2o Estágio de Orquestra Sinfónica Ensemble com atuações no Fundão, Viseu e Porto (2015) e nos Mini Dias da Música no Centro Cultural de Belém como membro da Orquestra Sinfónica Ensemble (2016), ambos sob a orientação do maestro Cesário Costa; frequentou o XXIX Curso de Aperfeiçoamento Musical, sob orientação do Professor Eliot Lawson, no Conservatório de Música de Vila do Conde (março 2016) e a Masterclass dinamizada pelo violinista Alfredo Garcia Serrano ( 2017); participou no IV estágio de orquestra sinfónica da Associação de Estudantes do Conservatório de Música de Coimbra (AECMC), sob a direção do maestro Jan Wierzba. (2017).
Continuou o seu percurso escolar do ensino secundário na Escola Profissional de Música de Espinho integrando a classe de violino sob a orientação do Professor Roberto Valdés (entre 2016 e 2018).
Para além disso, participou na orquestra Remix Ensemble, que se apresentou na Sala Suggia da Casa da Música, sob direção do Maestro Peter Rundel; participou em diversas Masterclasses com por exemplo com Roberto Valdés, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior , com Anna Kandinskaja , com Rodion Zamuruev (2019) , com David Lefèvre (2020), entre outros; partilhou o palco com os Get The Blessing, concerto inserido no Festival “Ovar em Jazz”; tornou-se músico residente no projeto Orquestra Sem Fronteiras, tendo como maestro Martim Sousa Tavares e, onde teve oportunidade de trabalhar com o violinista André Gaio Pereira, tendo atuado tanto em Portugal como em Espanha e atuou também como artista da Escola Profissional de Música de Espinho, no Festival “Música em Serralves 2019”.