top of page
image00001.jpeg

LUÍS SALOMÉ

Saxofone

Luís Salomé, natural da Guarda, iniciou os seus estudos musicais na Banda Filarmónica de Pínzio, tendo, mais tarde, prosseguido os seus estudos de saxofone no Conservatório de Música de S. José da Guarda, na classe do Professor Carlos Canhoto. Posteriormente ingressou na Licenciatura em Música da Universidade do Minho, na classe do Professor Luis Ribeiro. Atualmente frequenta o 1º ano de mestrado na classe do Professor Vincent David, no Conservatoire Royal de Bruxelles.

É membro fundador da Orquestra de Saxofones do Minho, grupo com repertório muito variado desde o período barroco até à atualidade, incluindo tanto transcrições como originais. Esta orquestra é composta por oito saxofonistas, tendo já realizado concertos no Porto e em Braga. Tem diversos projetos em progresso como concertos didáticos, masterclasses, workshops e variados concertos, sejam focados no período romântico, no período barroco, na música portuguesa ou na música de países como Inglaterra, França, Itália, Alemanha ou Rússia.

É membro fundador do Hodiernus Ensemble, cujo objetivo é a promoção da música contemporânea portuguesa. É composto por flauta, saxofone, violino, violoncelo e percussão pelo que procura manter uma estrutura de encomendas regular. Apresentou- se em salas de renome no Teatro de São Carlos em Lisboa, na Casa das Artes no Porto e no Museu D. Diogo de Sousa em Braga. Na temporada de 2020 – 2021 o grupo apresentará um concerto de homenagem ao compositor Eduardo Luís Patriarca, compondo-se este concerto de obras do próprio e ainda de Gonçalo Gato, Rúben Borges e Solange Azevedo com base nas obras, ideias e elementos encontrados nas peças do compositor homenageado.

Luís Salomé ganhou o segundo prémio no IV Concurso de Sons da Cabral na quarta categoria em 2016. Ganhou ainda o segundo prémio no Concurso Internacional de Saxofone Buffet Crampon na categoria C em 2017. No final do passado ano letivo (2018-2019) ganhou o Concurso S. Cecília na Universidade do Minho.

Frequentou masterclasses orientadas pelos professores Antonio Belijar, Arno Bornkamp, Carl-Emmanuel Fisbach, Carlos Gontijo, Fernando Ferreira, Jérôme Laran, João Pedro Silva, Marcus Weiss, Otis Murphy, Philippe Portejoie e Tomás Munera e no âmbito da música de câmara com Morphing Quatour e Omar Zoboli.

Frequentou o Workshop de Eletroacústica em ambiente Pure Data, orientado por João Pais em 2013. Participou em várias edições do Festival de Musica da Beira Interior, tocando a solo com a orquestra do Conservatório Guarda e participou ainda nos concertos do evento Projetar o Futuro com Arte, durante o festival Dias da Música em Belém. Frequentou dois estágios de orquestra sinfónica sob a direção do maestro Francesco Bellí com concertos na ESPROART e na Casa da Música em 2012. Participou com a orquestra EURO Sax 100 no SaxOpen em Estrasburgo, mais tarde com o Quarteto SaxUm e com o Ensemble de Saxofones da Universidade do Minho no EurSax no Porto e ainda com o Quinteto Quimera no Congresso Mundial de Saxofone em Zagreb. Apresentou-se a solo no Teatro Aveirense, num concerto integrado no Aveiro_Síntese 2018. Participou ainda no projecto “Sente-me, Ouve-me, Vê-me” inserido na BoCA 2019.

Luís Salomé: TeamMember

Contactos | Redes Sociais

Luís Salomé: Texto

PROJETO: MERUS ENSEMBLE

Merus Ensemble foi fundado no ano de 2020, surgindo na vontade de impulsionar a criação de novas obras portuguesas para a formação de octeto de saxofones. Além disso, a paixão por música de câmara leva à adaptação de outras obras existentes, criando assim todo um novo mundo de cores, timbres e ambientes, demonstrando a capacidade elástica da música e deste instrumento. 

Constituído por 8 saxofonistas, Merus Ensemble traz assim um projeto inovador e desafiante, que procura chegar a todas as pessoas com a sua música.

IMG-20201223-WA0057.jpg
Luís Salomé: TeamMember
Luís Salomé: Vídeo
Luís Salomé: Vídeo

Contactos | Redes Sociais

Email: merusensemble@gmail.com
Facebook: @Merus.Ensemble.20
Instagram: @merus.ensemble

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZALnB6lLqII-mPv5-E3R5g

Telemóvel: 969651062

Luís Salomé: Time

PROJETO: HODIERNUS ENSEMBLE

Hodiernus Ensemble é um grupo de música contemporânea que tem como principal objetivo promover a música contemporânea portuguesa. Formado por jovens músicos portugueses, a instrumentação regular do ensemble é constituída por flauta, saxofone, violino, violoncelo e percussão. Devido à especificidade da instrumentação, o grupo trabalha apenas com obras escritas para o Hodiernus Ensemble. Criado em 2019, como constituinte de um projeto apresentado na BoCA Biennal, o ensemble apresentou-se no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, na Casa das Artes no Porto e no Museu D. Diogo em Braga. O Hodiernus Ensemble é apadrinhado pelo aclamado compositor português Eduardo Luís Patriarca. 

HODIERNUS ENSEMBLE.jpg
Luís Salomé: TeamMember
Luís Salomé: Vídeo
Luís Salomé: Time
bottom of page