received_1012291892301365~2.jpeg

JOÃO AMARO

Guitarra Clássica

João Amaro natural da Guarda iniciou os seus estudos em guitarra clássica no conservatório de S. José. Fez a escola profissional artística na EPABI (Covilhã) e concluiu o último ano do curso de instrumentista na Metropolitana em Lisboa.

Licenciou-se em guitarra clássica na Escola Superior de Música de Lisboa sob a direção do prof. António Jorge Gonçalves. Posteriormente frequentou e concluiu com distinção e nota máxima o mestrado em performance musical na Holanda pelo Prince Claus Conservatoire sob a direção dos professores Sabrina Vlaskalic e Goran Krivokapic.

Actualmente atua com regularidade tanto a solo como em formato de música de câmara em vários países tendo recebido a distinção artista de destaque em 2019 pela Dutch Guitar Foundation. É docente de Guitarra Clássica no Conservatório de Lisboa e Mafra.

PROJETO: HISTÓRIAS SEM PALAVRAS
Proposta de Concerto

Histórias sem palavras – é um projecto do guitarrista Português natural da Guarda, João Amaro. Este projecto em formato recital conta com um reportório contrastante que visa explorar as mais complexas emoções humanas e levar o ouvinte numa viagem musical através de algumas das obras de excelência para a guitarra clássica de compositores como Benjamin Britten, Joaquín Rodrigo, Leo Brouwer e J. Sebastian Bach, complementando com obras de origem brasileira e portuguesa de compositores como Tom Jobim, Egberto Gismonti, Garoto, Sergio Assad e Carlos Paredes.

O reportório que figura nas suas actuações procura sempre criar uma conexão intimista com o público, em que as obras funcionam como episódios de uma história que explora as mais enigmáticas emoções humanas. Este programa, que tem agradado públicos de diferentes faixas etárias, destina-se a formatos intimistas que permitam criar uma proximidade e conexão entre a audiência e os artistas.

João Amaro: TeamMember